Excel
A
Microsoft Office Excel, ou simplesmente Excel, é um dos softwares mais
utilizados do Pacote Office. Desenvolvido pela Microsoft, o programa é voltado
à criação de planilhas eletrônicas e usado também como folha de cálculo,
facilitando a gestão de dados, numéricos geralmente, permitindo aplicá-los
funções matemáticas de dependência, variância, dentre outras. Além disso,
possui recursos como ferramentas voltadas à criação de gráficos, e uma super
interface intuitiva, se mostrando, portanto, de suma importância e utilidade
para seus usuários.
Suportado
em diversas plataformas e com compatibilidade para outros sistemas
operacionais, além do Windows, da própria Microsoft, e em conjunto com um
marketing agressivo, o Excel tornou-se um dos mais populares aplicativos de
computador até hoje. Devido a isso, e
também a sua praticidade, é claro, vem ganhando novos usuários e seguidores por
todo o mundo.
Conhecendo a área de trabalho
A
área de trabalho nada mais é que a pagina inicial mostrada ao se abrir o
aplicativo, a qual é composta por uma folha de cálculo em branco com as
primeiras linhas e colunas: as linhas, que estão dispostas na horizontal, são
unificadas por valores numéricos (1,2,3...); e as colunas, que estão na
vertical, são unificadas em ordem alfabética (A,B,C...). Um folha de cálculo
pode suportar até 16 mil colunas e um milhão de linhas. Já, mesmo sendo este um
caso improvável, se quiser ir mais além terá de criar uma nova folha de
cálculo, uma nova planilha eletrônica.
A
união de uma coluna com uma linha forma uma célula. Esta, com forma de uma
caixa retangular, pode armazenar uma quantia de até 32 mil caracteres, abrindo
uma ampla gama de funções que podem ser nela desenvolvidas.
Além
das abas de ferramentas e do botão do Office, que serão esmiuçados
posteriormente, a área de trabalho possui, em seu canto inferior esquerdo, as
opções de três planilhas que podem ser usadas no mesmo documento, tanto como a
de criar uma nova.

Botão Office
Localizado
no canto superior esquerdo, o botão Office dispõe, além de opções para
configuração do Excel, alternativas como abrir algum outro documento, iniciar
um novo, salvá-lo, transferi-lo e/ou enviá-lo.

Veja
o que cada ícone significa:
Barra de fórmulas
A
barra de fórmulas te possibilita visualizar o endereço da célula selecionada,
isto é, sua respectiva coluna/linha, e a função que está em funcionamento na
célula clicada, sendo possível editar ou adicionar uma nova.

Abas de ferramentas
O
Excel possui, em suas abas de ferramentas, uma infinidade de configurações e
formatações para as células da sua planilha. Disponibiliza, também, uma extensa
listagem de fórmula que podem ser usadas para diversas operações matemáticas.
Aba Início

1. Área
de transferência: usada ao copiar um arquivo, conjunto de dados; colar o(s)
arquivo(s) da área de transferência, tanto como colagem especial e também,
recortar alguma área do documento.
2. Fonte:
formatação do estilo e tamanho da letra e delineamento das células da planilha.
3. Alinhamento:
disponibiliza diferentes opções de alinhamento, recuo e orientação, quebra de
texto e mesclagem e centralização do texto. Veja como fazer uma quebra de
texto!
4. Número:
modos de formatação numérica que podem ser aplicados às células, porcentagens,
zeros à esquerda/direita e unidades de medida, como moeda, por exemplo.
5. Estilo:
este tange a formatação, organização, disposição e coloração das células.
6. Células:
permite inserir, excluir, e formatar o tamanho, direcionar e bloquear as
células, dentre outras opções.
7. Edição:
permite a alocação de filtros e classificação das células; localização e
seleção de fórmulas, comentários, substituição e seleção de objetos.
Aba Inserir

1. Tabela:
trás a opção de Tabela Dinâmica, onde é possível fazer uma análise dos dados,
assim como resumi-los; permite, também, a criação de uma tabela para
gerenciamento e análise de dados relacionados.
2. Ilustrações:
inserir imagens, clip-arts, formas (geométricas ou não) e SmartArt, isto é,
elementos gráficos para comunicar informações visualmente, usando diagramas de
processos e organogramas, por exemplo.
3. Gráficos:
apresenta os diversos formatos e estilos de gráficos que dispõe para alocar à
tabela, como gráficos em forma de pizza e colunas, por exemplo.
4. Links:
permite criar um link para uma página da Web, uma imagem, um endereço de e-mail
ou um programa.
Aba Layout da Página

1. Temas:
adicionar temas disponibilizados pela Microsoft, tanto como baixar novos pela
internet; fazer troca de cores, fontes e inserir demais efeitos às células.
2. Configurar
Página: formatação de margens, orientação, tamanho, quebras de texto, planos de
fundo e opções de impressão da página.
3. Dimensionar
para Ajustar: ajuste da largura, altura e escala das células.
4. Opções
da Planilha: permite-lhe marcar opções como exibir/imprimir lista de grades e
ou títulos.
5. Organizar:
possibilita ajustar, direcionar e organizar objetos adicionados a página.
Aba Fórmulas

1. Biblioteca
de Funções: compostas por várias listagens de funções, separadas de acordo com
sua finalidade, que podem ser usadas, além da opção de inserir uma fórmula
manualmente.
2. Nomes
Definidos: possibilita nomear um conjunto de células a fim de especificá-las
pelo nome dentro da função, podendo, sempre que necessário, gerenciar, definir
e criar outros nomes.
3. Auditoria
de Fórmulas: mostra, através de setas, as células de informações e sua
respectiva célula de resultado; verificação de erros; e avaliação de fórmulas.
4. Cálculo:
dispõe de opções de cálculo, se estes serão feitos automaticamente ou não, ao
se inserir uma função.
Aba Dados

1. Obter
Dados Externos: permite importar dados externos, da web, de textos, do Access,
etc.
2. Conexões:
refere-se a conexões de dados da pasta de trabalho, através de links.
3. Classificar
e Filtrar: dispor as células em ordem alfabética e cria filtros para as
colunas, possibilitando a filtragem das células da mesma.
4. Ferramentas
de Dados: disponibiliza dividir o conteúdo de uma célula em colunas separadas;
excluir linhas duplicadas de uma planilha; impedir que dados inválidos sejam
digitados em uma célula, através da validação de dados; consolidar valores de
vários intervalos em um só; além de testar diversos valores para as fórmulas da
planilha.
5. Estrutura
de Tópicos: possibilita agrupar/desagrupar um intervalo de células, tanto como
totalizar várias linhas de dados relacionados inserindo automaticamente os
subtotais e totais das células relacionadas.
Aba Revisão

1. Revisão
de Texto: verificar a ortografia, traduzir, pesquisar e buscar sinônimos no
dicionário.
2. Comentários:
permite adicionar um comentário à seleção feita, além de excluí-los e
mostrá-los.
3. Alterações:
possibilita impedir que alterações indesejadas sejam feitas nos dados de uma
planilha especificando as informações que podem ser alteradas; proteger,
restringir o acesso, impedindo a criação de novas planilhas ou compartilhar a
pasta de trabalho.
Aba Exibição

1. Modos
de Exibição de Pasta de Trabalho: permite optar como o documento será
visualizado, normal, em forma de página ou tela inteira; criar modos de
exibição personalizados; e visualizar suas quebras de texto.
2. Mostrar/Ocultar:
dispõe de opções para selecionar a exibição ou não de determinados itens.
3. Zoom:
refere-se a escolha do zoom da página de exibição da planilha, assim como
destacar/aumentar uma seleção específica.
4. Janela:
tange a organização, criação, ocultação, divisão e alternação de janelas;
congelar painéis selecionados, isto é, permanecer uma parte da planilha imóvel,
por enquanto que o resto é percorrido; e salvar o layout de todas as janelas
como um espaço de trabalho, possibilitando ser restaurado posteriormente.
5. Macros:
opte por gravar, criar, alterar ou excluir uma macro, ou, ainda, acessar outras
opções
6. Contudo,
explanados todos itens e ferramentas oferecidos pelo Excel, fica a seu crítério
como irá fazer uso deste em seu dia a dia. Além de facilitar e muito suas
tarefas, com estas informações você pode personalizar e configurar seus
planilhas de acordo com seu gosto e necessidade, tornando seu trabalho mais
organizado e eficiente.
https://www.aprenderexcel.com.br/2013/dicas/excel-primeiros-passos
Essa
foi a dica de hoje pessoal! Esperamos que possa ter te ajudado a entender
melhor como funciona essa detalhada ferramenta. Fiquem atentos às novas
postagens que virão por aí, helena helena!
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