domingo, 12 de novembro de 2017

Noções básicas de redes de comunicação de dados

Conceitos básicos

Internet
Uma boa definição seria: é uma rede mundial de computadores.

Aprofundando o conceito
Rede de computadores é quando se tem 02 (dois) ou mais computadores interligados, como por exemplo numa sala de treinamento de informática, com a fim de compartilhar informações;
Rede mundial porque as diversas redes de computadores interconectadas estão “espalhadas” pelo mundo todo. Um requisito para fazer acessar a Internet é utilizar o TCP/IP e, além disso, ter um endereço IP válido para a mesma.
Ter um endereço válido para a Internet implica dizer que foi obtido através de um órgão gerenciador de tais endereçamentos (Internic, Fapesp etc.) e que, além de poder se comunicar com outras máquinas na Internet (claro, se houver roteamento para aquela rede, se não tiver políticas de segurança e acesso implementadas via Firewall ou outro mecanismo).

Infraestrutura física de internet
Roteador: Roteador é um equipamento usado para conectar diferentes redes de computadores entre si. Nas conexões à internet, há quase sempre um roteador que conecta à rede local à rede da internet. Quando não há um roteador, o modem está configurado em modo bridge (ponte)
Hub´s: Concentrador ou HUB é um equipamento que se destina a interligar diversos computadores em uma rede. Além de computadores é possível ligar em um HUB, Roteadores, Impressoras e quaisquer outros dispositivos com as mesmas características técnicas de comunicação (com porta de rede).
Modem: A palavra Modem deriva de duas palavras, modulador de modulador, é um dispositivo eletrônico que modula um sinal digital em uma onda analógica, para ser transmitido pela linha telefônica, e que na outra extremidade de módula e extrai do sinal analógico a informação para o formato digital original


Intranet
A intranet é uma rede de computadores privada que assenta sobre a suíte de protocolos da Internet, porém, de uso exclusivo de um determinado local, como, por exemplo, a rede de uma empresa, que só pode ser acessada pelos seus utilizadores ou colaboradores internos.
Pelo fato, as suas aplicações a todos os conceitos empregam-se à intranet, como, por exemplo, o paradigma de cliente-servidor. Para tal, a gama de endereços IP reservada para esse tipo de aplicação situa-se entre 192.168.0.0 até 192.168.255.255.
Dentro de uma empresa, todos os departamentos possuem alguma informação que pode ser trocada com os demais setores, podendo cada sessão ter uma forma direta de se comunicar com as demais, o que se assemelha muito com a conexão LAN (Local Area Network), que, porém, não emprega restrições de acesso.
A intranet é um dos principais veículos de comunicação em corporações. Por ela, o fluxo de dados (centralização de documentos, formulários, notícias da empresa, etc) é constante, pretendendo reduzir os custos e ganhar velocidade na divulgação e distribuição de informações.
Apesar do seu uso interno, acessando aos dados corporativos, a intranet permite que computadores localizados numa filial, se conectados à internet com uma senha, acessem conteúdos que estejam na sua matriz. Ela cria um canal de comunicação direto entre a empresa e os seus funcionários/colaboradores, tendo um ganho significativo em termos de segurança.


https://centraldefavoritos.com.br/2017/08/11/conceitos-basicos-ferramentas-aplicativos-e-procedimentos-de-internet-e-intranet/

Boa tarde! Mais uma dica imperdível da nossa equipe está sendo postada!
Helena e bons estudos!
~equipe Melissarerin

Nenhum comentário:

Postar um comentário