Parâmetros de Urls de Pesquisa do Google
Conhecer
os parâmetros das urls de pesquisa do Google não é importante somente para os
SEOs. Isto permite que você use atalhos e “brinque” com os filtros do Google.
Os parâmetros também revelam coisas mais relevantes: É seguro compartilhar suas
urls de pesquisa ou screenshots dos resultados do Google?
É
importante estar ciente de como as urls do Google são complicadas. Como
veremos, postar a sua própria url pode revelar informações pessoais que você
pode não se sentir muito confortável em compartilhar. Então leia para saber
mais sobre os parâmetros de pesquisa usados em 2012. Por que eu digo “em 2012”?
Bem, porque o Google mudou as urls várias vezes ao longo do tempo e mais
parâmetros foram adicionados para manter o andamento com a crescente
complexidade do buscador, a interface do Google e a integração dos setores.
Antes de olhar para a tabela de parâmetros abaixo, porém, eu encorajo você a
executar rapidamente os dois passos abaixo:
1. Vá ao Google e pesquise pelo seu nome. Olhe
a url.
2. Vá ao DuckDuckGo e faça a mesma pesquisa.
Olhe a url.
Este pequeno exercício serve
para demonstrar o quão simples e as quão complicadas podem parecer as urls
usadas pelos buscadores. Estes dois casos estão nas extremidades opostas:
Enquanto DuckDuckGo tem apenas um parâmetro de pesquisa, sua query, e é,
portanto, bastante legível, o Google utiliza uma construção enigmática que
somente os profissionais de TI podem tentar decifrar. Este post é destinado principalmente para os
resultados de pesquisa Web. Não citaremos outros resultados verticais, como
imagens, vídeos…
Agora, sem mais
interrupções, veremos os parâmetros de pesquisa que o Google revela para nós.
Parâmetros de Urls de Pesquisa úteis do
Google
Estes parâmetros são úteis
para qualquer pesquisa:
Parâmetro
de url
|
Explicação
|
psw=0
|
Desativa a personalização dos
resultados do Google
|
num= (1…100)
|
Define o número de resultados
por página. Se o Google Instant estiver ativado, use também complete=0. Pois o Instant limita 10 resultados por
página.
§ num=1 mostra 1 resultado
§ num=10 mostra 10 resultados
§ num=100 mostra 100 resultados
|
filter=0
|
Elimina o filtro de
“resultados omitidos” e “resultados similares” e permite que todos os
resultados sejam mostrados na SERP.
|
Parâmetros das Urls de Navegação do Google
Parâmetro
de url
|
Explicação
|
btnl-1
|
A pesquisa “Estou com sorte”
leva o usuário diretamente para o primeiro resultado do Google. Por exemplo:
§
https://www.google.com/search?btnI=1&q=simpsons
|
gfns=1
|
§ http://www.google.com/search?sourceid=navclient&gfns=1&q=mcdonalds
versus
§
http://www.google.com/search?sourceid=navclient&gfns=1&q=tudoparawordpress
(PS: Também funciona para
todas as queries que retornam a Wikipédia na primeira posição
§ http://www.google.com/search?sourceid=navclient&gfns=1&q=disease
§
http://www.google.com/search?sourceid=navclient&gfns=1&q=seo
§
http://www.google.com/search?sourceid=navclient&gfns=1&q=shakespeare
)
|
Parâmetros das Urls de “Pesquisa Avançada”
do Google
O Google é bastante versátil. Ele oferece diversas maneiras de filtrar
os resultados. Portanto, conhecer os operadores de pesquisa avançada pode
significar um ganho de produtividade ao trabalhar com o buscador. Você vai
encontrar alguns parâmetros mais interessantes que outros. Tente combinar os
diferentes valores para obter os resultados que você procura.
Parâmetro
|
Operador
|
Descrição
|
as_q=
|
–
|
Os resultados devem conter
todas as palavras inseridas, como uma pesquisa normal
|
as_epq=
|
” “
|
É a frase exata que você está
procurando
|
as_oq=
|
OR
|
Os resultados devem conter
qualquer uma destas palavras
|
as_eq=
|
–
|
Os resultados não devem conter
nenhuma destas palavras
|
as_dt=eas_dt=i
|
–
|
as_dt=e inclui o operador
seguinte e as_dt=i inclui. Por exemplo,
as_dt=e&as_sitesearch=www.itau.com.br retorna resultados que excluem o site
do Itau
|
as_filetype=pdf
|
filetype:
|
Retorna resultados de um certo
tipo de documento, por exemplo pdf
|
as_lq
|
link:
|
Retorna uma amostra de links
para qualquer site
|
as_sitesearch
|
site:
|
Pesquisa por um site
específico
|
as_rq
|
related:
|
Mostra exemplos do sites
relacionados
|
as_occt (=url / =title / =body / =links)
|
allinurl / allintitle /
allintext / allinanchor
|
Pede para o Google apenas
pesquisar resultados dentro da página, título da página, body, url
|
as_rights=cc_attribute
|
–
|
Este atributo limita o
resultado de pequisa para páginas que tem certos direitos. É bastante útil para
imagens ou buscas de vídeos. Os possíveis atributos são:
§
cc_publicdomain
§ cc_attribute
§ cc_sharealike
§ cc_noncommercial
§ cc_nonderived
Você pode combinar todos estes
atributos em uma query colocando-os entre colchetes e combinando eles através
do caracter
|
complete=0complete=1
|
–
|
Ativa (=1) e desativa (=0) o
Google Instant
|
newwindow=1
|
–
|
Abre o resultado em uma nova
janela.
|
safe=active
|
–
|
Ativa o modo “seguro” de
pesquisa
|
Parâmetros das Urls de Pesquisa do Google
Suggest
O
Google é bastante versátil. Ele oferece diversas maneiras de filtrar os
resultados. Portanto, conhecer os operadores de pesquisa avançada pode
significar um ganho de produtividade ao trabalhar com o buscador. Você vai
encontrar alguns parâmetros mais interessantes que outros. Tente combinar os
diferentes valores para obter os resultados que você procura.
Grupo
|
Parâmetro
de url
|
Explicação
|
Google Suggest
|
aq=f
|
O usuário não escolhe a query
através da caixa do Google Suggest, mas o usuário tem a caixa do Google
ativada
|
aq=n
|
(N representa um número) Um
usuário clicou em um resultado correspondente no Google Suggest
|
|
oq=
|
Mostra quais foram as
palavras/letras e em qual altura o usuário parou de digitar na caixa de
pesquisa, foi para a sugestão da caixa e escolheu a entrada
|
|
as_eq=
|
–
|
Os resultados não devem conter
nenhuma destas palavras
|
as_dt=eas_dt=i
|
–
|
as_dt=e exclui o operador
seguinte e as_dt=i inclui. Por exemplo, as_dt=e&as_filetype=pdf retorna
resultados que excluem pdfs, mas também pode inserir usando o – na frente do
operador
|
as_filetype=pdf
|
filetype:
|
Retorna resultados de um certo
tipo de documento, por exemplo pdf
|
as_lq
|
link:
|
Retorna uma amostra de links
para qualquer site
|
as_sitesearch
|
site:
|
Pesquisa por um site
específico
|
as_rq
|
related:
|
Mostra exemplos dos sites
relacionados
|
Países e Idiomas
O
Google usa certos códigos de países e idiomas em suapesquisa. Para resultados
locais mais precisos, você pode testar várias cidades e províncias.
Parâmetro
|
Descrição
|
hl=en
|
Configurações de idioma
passados pelo seu browser. No exemplo, em Inglês
|
lr=lang_cs
|
O idioma dos resultados. No
exemplo, em checo
|
cr=countryZA
|
A região que o resultado deve
pertencer. No exemplo, Africa do Sul
|
gl=ca
|
Pode ser usado para encontrar
resultados como se a pesquisa fosse realizada em um local específico, no
exemplo, Canadá. No entanto, dado o fato de que o Google utiliza fatores para determinar a sua real
localização, os resultados podem não ser confiáveis.
|
gr=US-NY
|
Assim como gl mostra resultados de um determinado país, gr limita os
resultados a uma certa região. No exemplo, New York
|
gcs=Pittsburg
|
Limita os resultados a uma
certa cidade, você também pode usar a latitude e longitude. No exemplo,
Pitsburgo
|
gpc=1020547
|
Limita o resultado a um certo
código postal. No exemplo, Pitsburgo
|
gm=619
|
Limita o resultado a uma certa
região metropolitana. No exemplo, Springfield MO
|
ie=utf-8
|
Codificação de entrada
|
oe=utf-8
|
Codificação de saída
|
http://www.lisaneandrade.com.br/seo/parametros-urls-pesquisa-google/
Helena!!!
~equipe Melissarerin
Nenhum comentário:
Postar um comentário